martes, 21 de enero de 2014

Poema: "TRAÇO DE UNIÃO" de Mário Barreto França

        Neste belíssimo poema de Mário Barreto França, contemplamos a dor, o esquecimento e a solidão de um menino, fruto de uma relação conjugal destruída pelas... diríamos "circunstâncias da vida" e que no dia de Natal pede a Papai Noel tão somente o seu papai de volta... Comovente!
*(Ao final da página temos exemplos de narrações deste poema por duas declamadoras, se for o caso de que o leitor queira acompanhá-lo ao som da declamação)


TRAÇO DE UNIÃO
("Poemeto" de Natal)


      Se queres ouvir a irretocável narração deste poema por 
Serlene Furquim de Oliveira
 por favor, clicar no seguinte vídeo:


 O relógio bateu, soturna e tristemente,
 Três horas da manhã.
Febril e impaciente,
 O menino gemeu e virou-se na cama.
 E, à mãe que cochilava ao pé do leito, chama:
 _ "Mamãe!"
_"Que queres, filho?"
  _ "Eu quero ver papai!
Ele não quer voltar? Vai chamá-lo, não vai?"


 _ "Filhinho, ele não vem! Desde que nos deixou,
Nunca mais nos quis ver, nunca mais nos buscou;
O pouco que ele dá não chega para o pão.
Nem para o aluguel de um quarto de pensão...
As vaidades do mundo e o amor de outra mulher,
Afastam-no de nós; e é isto o que ele quer...



Para quem se diverte, o alheio sofrimento,
Em vez de comover, causa aborrecimento;
Amigo verdadeiro e único protetor,
Só temos um, meu filho: é Deus nosso Senhor!
Vamos, durma, meu bem!"
Mas o menino insiste:
_ "Eu quero ver papai!" _ E a mãe, exausta e triste:

_ Ele não nos quer ver! É mau, é insensível!
Para que, pois, tentar uma coisa impossível!?!"

Diz-lhe o menino: _ "Então, dê-me pena e papel;
Vou fazer uma carta ao bom Papai Noel.
Talvez por ser Natal, ele logo convença
Meu saudoso papai vir à nossa presença!"
E com trêmula mão e a letrinha ruim,
Uma carta escreveu, mais ou menos, assim:



_ "Papai Noel, você que anda no mundo inteiro,
Dando presente a uns e dando a outros dinheiro,
Traga outra vez papai pra junto da gente!
Mamãe está tão triste e eu estou doente...
Coitada da mamãe! Vive sempre a chorar!...
Quisera ser maior para poder lhe dar
Tudo de que precisa... e precisa de tudo...
Desde a roupa de casa aos meus livros de estudo...
Não quero desta vez brinquedo e pinheirinho!
Quero só o papai, para com seu carinho
Consolar a mamãe e comigo, afinal,
 Comemorar talvez o meu último Natal!


A mãe, exausta e aflita, esperou um momento;
Ela estava indecisa: o seu temperamento
Talvez não suportasse uma afronta mais forte...
Mas o anseio do filho, às vésperas da morte,
Merecia de si aquela humilhação...
Por isso, ela tomou a estóica decisão
 De ir procurar o pai para o filho querido:

_ "Descansa, filho! Irei levar-lhe o teu pedido!"


Em face à afirmação de sua mãe que iria
Buscar Papai Noel, o garoto sorria;
E sorrindo dormiu para sonhar depois
Com seu lar renovado: o pai, a mãe _ os dois
Felizes a cantar em volta a um pinheirinho,
Fulgurante de luz, branquejante de arminho...

E, à luz da madrugada, aquela mãe aflita
Saiu para implorar, a quem tinha o dever
De dar à sua dor tristíssima e inaudita
A grata proteção para amar e viver...


Chegou ao lar espúrio e ficou indecisa
Se havia de bater ou não... Mas, qual a brisa,
Ouviu, muito de leve, o filho suplicar:
_ "Mamãe, diga ao papai que eu quero lhe falar!...
Que ele venha depressa aqui à nossa casa...
Não demore, mamãe, que esta febre me abrasa."

E em nada mais pensou; bateu nervosa à porta;
A vigia se abriu e uma voz quase morta
Lá de dentro indagou: _ "Que deseja a senhora?"
 _ "Senhor, seu filho doente anseia vê-lo agora!
Venha, venha depressa, ele está muito mal!...
Foi só o que pediu a Deus neste Natal..."
E atrás daquela porta, aquela voz sem brilho
 Respondeu: _ "Está bem! Eu irei ver meu filho!"

E aquela pobre mãe voltou depressa, aos trancos;
E magra, e de olhar cavo, e de cabelos brancos,
Naquela casa ruim, naquela rua escura,
Era a cópia fiel da estátua da amargura.

Acordando o menino, em lágrimas, repara
Que fora tudo aquilo um sonho que passara...
E pergunta, depois, à mãe exausta e triste:
 _ "Mamãe, diga pra mim:
_"Papai Noel existe?"


 _ "Por que, filho?"
_ "Porque eu lhe fiz um pedido
 Para trazer de volta o meu papai querido;
ele não se importou nem se lembrou de mim!
Por que será, mamãe, que a sorte é injusta assim?
Creio que do infeliz, do pobre e do tristonho
Papai-Noel, mamãe, só se recorda em sonho."

_ "Meu filho, Deus é bom e há de escutar-te a prece!


Nisto, à porta do quarto, o seu pai aparece;
O menino o percebe e diz-lhe, erguendo a mão:
_ "Papai, papai! Foi Deus que ouviu minha oração!


Por que o senhor, papai, não veio mais nos ver?
Eu estou tão doente, estou quase a morrer...
Veja que quarto escuro e que Natal tão triste!
A árvore de Natal murchou, já não existe...



Noutro tempo, papai, como era diferente:
O senhor enfeitava um pinheirinho e a gente
 Cantava em volta dele e ia dormir mais cedo,
Para Papai Noel nos trazer brinquedo...


Recorda-se, papai? É um hino tão antigo;
Porém é tão bonito! Ande, cante comigo:

"Ó pinheirinho de Natal
Que belos são teus galhos!..."

Você chora papai? Você também mamãe?
Papai, sente-se aqui! Você, mamãe, me apanhe
Nosso retrato... Aquele!... Olhem: estou no meio,
Pegando as suas mãos... Papai! Mamãe! Eu creio
 Poder fazer o mesmo agora: Deem-me as mãos!...
Assim... assim... Meu Deus, somos todos cristãos...
Ó, une-os para sempre em teu excelso amor!
Para sempre, Senhor!... Para sempre, Senhor!..."


E, num último esforço, as suas mãos juntou;
Olhou sorrindo os dois.. . e, plácido, expirou...

Imagen relacionada

* * *

Senhor, que estás nos céus! Pelos nossos pecados,
Estávamos assim de ti divorciados;
Mas um dia Jesus, teu Filho predileto,
Sofrendo a nossa dor, movido pelo afeto,
Suportou a maldade indômita do mundo,
Subiu à rude cruz e, quase moribundo,
Perdoou nossa falta, uniu as nossas mãos
A mão do eterno Pai, fazendo-nos irmãos
 No mesmo sentimento e no mesmo ideal,
Para pregar o Bem, para vencer o Mal...

E desde aquele dia a tua paz celeste
Envolve de harmonia o nosso coração,
Porque Jesus se fez sobre o Calvário agreste,
Entre os homens e Deus, o 
TRAÇO DE UNIÃO!

       


7 comentarios:

  1. Gostei do poema. Parabéns pelas ilustrações.

    ResponderEliminar
  2. Como chama o fundo musical desse poema?

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Olá, obrigado pela pergunta. Esta música de fundo é o tema principal do filme "Forrest Gump" e se chama "FORREST GUMP SUITE" foi composta por Alain Silvestri.

      Eliminar
  3. A mais de 50 anos eu declamo essas poesias amo-as e hoje irei declamar em minha igreja o poema ( traço de união)

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Parabéns pela escolha, certamente é dos mais belos poemas de natal já compostos! Espero que tenha sido todo um êxito sua declamação!

      Eliminar
  4. Muito lindo esse poema. Ouço desde que tinha uns 11anos de idade. hj tenho 38 anos. Decorei quase todo. lindo de mais

    ResponderEliminar