martes, 25 de abril de 2017

CARMEN MIRANDA - A notável portuguesa mais brasileira do mundo



A "PEQUENA NOTÁVEL"  


Resultado de imagen de Carmen Miranda jovemResultado de imagen de Carmen Miranda

O QUE É QUE ESSA BAIANA TEM?


De baiana? Só o estilizado traje que a consagrou. De carioca? O sotaque, a ginga, o remelexo, a simpatia no cantar e no dançar... De portuguesa? O berço...



Afinal, quem foi Carmen Miranda?

Foi a mais famosa showoman brasileira, porém nascida em Portugal, sendo assim luso-brasileira, com uma profícua carreira internacional. Foi quem conseguiu levar nossa língua e música às telas de Hollywood, chegando a ser a atriz hollywoodiana mais bem paga de sua época! Ao longo da carreira, ficou conhecida por três cognomes:
"A Pequena Notável" 
(Por sua baixa estatura: 1,52 m)
"Embaixadora do Samba"
(A primeira sambista brasileira de carreira internacional)
"The Brazilian Bombshell"
(A granada brasileira)


                    O verdadeiro nome de Carmen Miranda era: Maria do Carmo Miranda da Cunha. Apesar  de ser portuguesa de nascimento, tornou-se brasileira por adoção, pois sua família mudou-se para o Rio de Janeiro quando ela tinha apenas dez meses de idade. 

 "Sou filha de Portugal, mas o meu coração é brasileiro"  (Carmen Miranda)

                     Desde criança já se revelava bastante talentosa com tendência para a música e dança. Após ser apresentada ao músico Josué de Barros, foi logo, logo levada para cantar em clubes e teatros. O seu primeiro grande êxito foi a música "Pra você gostar de mim" (Tá-Hi ou Taí). Gravou com vários compositores reconhecidos entre eles Lamartine Babo, Dorival Caymmi, Ary Barroso e Assis Valente, dos quais se tornou também amiga, pois sabia que a chave para um grande êxito está em uma boa composição. 


As músicas na voz de Carmen logo tornaram-se sucessos absolutos em todos os meios de comunicação da época: rádio, cinema e televisão.  No cinema brasileiro gravou cinco filmes, entre eles o famoso "Banana da Terra" (1939) onde aparecia por primeira vez caracterizada como uma "baiana", cantando o famoso tema: "O que é que a baiana tem?"

NOSSA 'EMBAIXADORA DO SAMBA' VAI PARA OS EUA: 
"ADEUS, BATUCADA!"

                    Conforme já dissemos, também foi cognominada  de "Embaixadora do samba" pois era a artista brasileira de sua época que mais fazia turnês pelo exterior. Só na América do Sul estreou no Chile, Argentina e Uruguai e aos 30 já era reconhecida em toda América Latina.     

                Resultado de imagen de Carmen Miranda jovem

                Neste mesmo ano, após ser vista  por Norman Dee e pelo magnata teatral norte-americano Lee Schubert num espetáculo que fazia no Cassino da Urca, foi convidada por eles para trabalhar na Broadway e também para Hollywood, no cinema, o que a consagraria como cantora e atriz internacional. Aceitou, porém impôs uma condição: como ela sabia que os americanos  não conheciam a música brasileira, ela só aceitaria ir para a Broadway se pudesse levar consigo músicos brasileiros, conseguindo assim levar com ela o "Bando da Lua" para acompanhá-la em suas performances. Quando de sua despedida, surge outro grande sucesso decorrente da situação que estava vivendo: "Adeus, Batucada" - uma canção triste, mas brilhantemente interpretada!

Resultado de imagem para CARMEN MIRANDA morta



Em 1939, estreou num espetáculo musical em Boston e suas apresentações tiveram uma repercussão estrondosa! Já no ano seguinte, foi levada à Casa Branca para apresentar-se ao então presidente dos EUA, Franklin Roosevelt. Nos EUA cantava para programas de TV, Cassinos, Casas Noturnas, além de demais teatros  norte-americanos. Com os seus chapéus exóticos, trajes exuberantes e sapatos de plataforma (sua marca pessoal, sem se falar do chapéu tutti-frutti), a pequena notável cantava rumbas e um repertório de marchinhas carnavalescas. Era conhecida nos EUA como "The Brazilian Bombshell" (A granada brasileira). Era a única atriz que não precisava ser dirigida, pois mesmo sem saber bem o inglês decorava a sua fala e a dos outros atores. Um ponto a se destacar era que exigia sempre que ela cantasse músicas brasileiras e em português em suas performances, além  disso, também recitava frases inteiras no idioma luso, como uma marca de interpretação!  Só nos EUA durante sua estada lá (de 1939 a 1955) estreou 14 filmes, gravou 38 discos com shows por todo o país e pela Europa.



UM ANO DEPOIS DE REGRESSO AO BRASIL: 
"DISSERAM QUE EU VOLTEI AMERICANIZADA..."

                    Entretanto, aconteceu um fato que marcou a vida de Carmen quando de seu regresso ao Brasil  no ano seguinte a sua partida (1940). Ela foi acolhida no Cassino da Urca, muito bem reportada pela imprensa nacional porém criticada pois criam que aquela pompa toda não era  apropriada para uma "sambista", se fosse ainda um cientista, um músico erudito, vá lá. Assim, foi vítima de uma emboscada de sua oposição sendo "vaiada" em sua própria terra - vaia esta que a artista jamais esquecera enquanto viveu, além de ter sido reportada por todos os periódicos da época. 
           Carmen tinha muitos inimigos no Brasil pois naquela época cria-se que o samba era "coisa de negro", "coisa do morro" e foi justamente esse ritmo tão recriminado pelos salões da alta sociedade que a consagrou e a levou até Hollywood, deixando a elite brasileira eternamente inconformada crendo estar sendo mal representada no exterior. Outras más línguas também diziam que o personagem que ela criou não  representava o Brasil, pois tinha mais traços de "latina" do que de uma brasileira autêntica propriamente dita (como se os brasileiros também não fossem latinos...). A imprensa da época, aproveitando todo esse burburinho que se formou ao redor da figura de Carmen, tampouco a perdoou e publicou que "ela tinha voltado americanizada". Fato este, que Carmen reverteu a seu favor, pois lhe rendeu a gravação deste outro sucesso: "Disseram que eu voltei americanizada" (êxito absoluto). 




 Quando retorna aos EUA foi homenageada com a marca de suas mãos e pés na calçada na fama em Hollywood - foi a primeira latino-americana a ter impresso os pés e as mãos naquelas calçadas.

  VOCÊ JÁ FOI À BAHIA?  SE NÃO FOI AINDA, AURORA  LEVAR-TE-Á NUMA VIAGEM MUSICAL POR ESTE ESTADO

Em 1933 Carmen ajudou a lançar na carreira artística a irmã Aurora Miranda, também cantora com quem chegou a formar duo artístico quando mais jovens nas turnês pela América Latina. Aurora acabou por passar por uma seleção e ser escolhida para representar o Brasil no filme de animação da Disney "Você já foi à Bahia?" (cujo título original era Los Tres Caballeros) em 1944. No Cartoon,  interpretava uma baiana, e cantava assim caracterizada, como a própria irmã Carmen, vendendo pelas ruas de Salvador, com o seu tabuleiro, os "Quindins de Yayá". Além deste interpreta outros temas brasileiros.


Resultado de imagen de Aurora Miranda

      




E QUEM DISSE QUE VIDA DE ARTISTA É FÁCIL? 

Vida, casamento, depressão, enfermidade e morte...

Mas, o que se conta é que Carmen nasceu no dia 9 de fevereiro em Marco Canaveses, cidade do Distrito do Porto (Portugal), filha de um barbeiro: José Maria Pinto Cunha e de Maria Emília Miranda e foi batizada como Maria do Carmo Miranda da Cunha. Estudou em colégio de freiras e aos 9 anos já trabalhava como vendedora em lojas fazendo-a abandonar os estudos logo depois para trabalhar. Seu primeiro emprego foi numa loja de gravatas, posteriormente, numa loja francesa de chapéus onde ela aprendeu logo a confeccionar todo tipo de chapéus (além de praticar o seu francês), aprendizado este que lhe rendeu muito para sua carreira futura pois era ela mesma quem confeccionava seu próprio figurino: trajes e chapéus. 

Teve vários namorados no Brasil e nos Estados Unidos. No entanto, já morando na América do Norte por alguns anos resolve contrair núpcias em 1947 com o norte-americano David Sebastian.

 Resultado de imagem para CARMEN MIRANDA morta

Após o casamento com Carmen, seu esposo passa de empregado a ser empresário e patrão dela. Sendo este alcoólatra conseguiu viciar, desgraçadamente, também a Carmen, de modo que já não conseguiam administrar mais bem os seus contratos os quais se multiplicavam e sua saúde cada vez mais se debilitava. Não podendo atender a todos os contratos, chegou ao ponto de que o casamento deles entrava numa importante crise. O período pós matrimonial, foi uma época muito conturbada para Carmen marcada por pressões de ordem laboral, separações conjugais e reconciliações o que culminou, em 1948 num aborto, quando Carmen ainda contava já com 39 anos de idade. Ademais, sendo extremamente trabalhadora e perfeccionista queria abarcar  todas as propostas de trabalho que lhe apareciam a sua volta (literalmente queria "abarcar o mundo com as pernas")  até que seu corpo e saúde começaram a apresentar os primeiros sinais do fim da mocidade (como na canção "O tic-tac do meu coração"), sinais estes prenunciavam que deveria desacelerar todo esse ritmo frenético e descontrolado de vida, imposto pelo marido-empresário. Devido a tanto estresse psicossomático, a Pequena Notável acaba por cair em profunda depressão ficando dependente de estimulantes e calmantes, uns para poder seguir atendendo a sua apertada agenda de shows e os outros para conseguir dormir. Muito devota ao catolicismo, Carmen nunca antes houvesse admitido a ideia do divórcio, porém acabou por ir cedendo, quando de suas separações seguidas de reconciliações e depois da perda de sua única gravidez, e a fatídica constatação de que já não poderia ser mãe durante o que lhe restava de vida. 


A FILHA PRÓDIGA VOLTA  AO LAR

Depois de quinze anos fora do Brasil, já consagrada artista internacional e consolidada sua carreira, decide voltar ao Brasil para rever a família em 1954. Ficou internada no Rio durante 4 meses para um tratamento de desintoxicação devido a overdose de remédios estimulantes, tranquilizantes e barbitúricos. Carmen viveu numa época em que quadros de estresse  como o dela eram tratados com choques elétricos!


Já bastante recuperada de sua intoxicação (porém só superficialmente), volta para Hollywood no ano seguinte e apresenta-se no programa do comediante Jimmy furante. enquanto cantava e dançava, teve um pequeno desmaio, quase imperceptível, e foi logo amparada. Logo após, já sentindo-se melhor, termina a sua apresentação, despedindo-se do público, mal sabendo ela que, era para sempre.

De volta para a casa continuou com um show a parte, a para os seus convidados hóspedes onde a festa discorria a todo o vapor. Depois de cantar mais de uma hora para eles, sobe a escada, despede-se aos beijos e vai para seu quarto. Na manhã seguinte foi encontrada morta, vítima de um ataque cardíaco... E assim despede-se da vida nossa querida "Pequena Notável", a "Granada Brasileira" e "Embaixadora absoluta do Samba": dia 5 de agosto de 1955 em Beverly Hills (Califórnia) nos EUA, aos 46 anos de idade.



Resultado de imagen de foto de carmen miranda morta







DOCUMENTÁRIO SOBRE A VIDA DE CARMEN MIRANDA

(Aqui você vai descobrir os segredos mais escabrosos e íntimos da vida da showoman luso-brasileira que levava bananas na cabeça. Contem testemunhos e depoimentos de personalidades brasileiras como Caetano Veloso, Dorival Caymmi, Grande Otelo outros amigos e músicos do Bando da Lua  e a que a conheciam na intimidade assim como sua irmã Aurora Miranda falecida recentemente em 22 de dezembro de 2005)




LETRAS DAS CANÇÕES DE CARMEN MIRANDA


FILMES ONDE ATUOU CARMEM COMO ATRIZ E CANTORA LEVANDO A CULTURA BRASILEIRA À HOLLYWOOD

1- O que é que a baiana tem?


Composição:
Dorival Caymmi


O que é que a baiana tem? 
Que é que a baiana tem?
Tem torço de seda, tem! Tem brincos de ouro, tem! 
Corrente de ouro, tem! Tem pano-da-Costa, tem! 
Tem bata rendada, tem! Pulseira de ouro, tem! 
Tem saia engomada, tem! Sandália enfeitada, tem! 
Tem graça como ninguém 
Como ela requebra bem! 
Quando você se requebrar Caia por cima de mim 
Caia por cima de mim 
Caia por cima de mim 
O que é que a baiana tem? 
Que é que a baiana tem? 
Tem torço de seda, tem! Tem brincos de ouro, tem! 
Corrente de ouro, tem! Tem pano-da-Costa, tem! 
Tem bata rendada, tem! Pulseira de ouro, tem! 
Tem saia engomada, tem! Sandália enfeitada, tem! 
Só vai no Bonfim quem tem 
O que é que a baiana tem?
Só vai no Bonfim quem tem 
Um rosário de ouro, uma bolota assim 
Quem não tem balangandãs não vai no Bonfim 
Um rosário de ouro, uma bolota assim 
Quem não tem balangandãs não vai no Bonfim 
Oi, não vai no Bonfim 
Oi, não vai no Bonfim 
Um rosário de ouro, uma bolota assim 
Quem não tem balangandãs não vai no Bonfim 
Oi, não vai no Bonfim 
Oi, não vai no Bonfim


2- Tico-Tico no Fubá



Tico-Tico
O Tico-Tico tá
Tá outra vez aqui
O Tico-Tico tá comendo meu fubá
O Tico-Tico tem, tem que se alimentar
Que vá comer umas minhocas no pomar
Tico-Tico
O Tico-Tico tá
Tá outra vez aqui
O Tico-Tico tá comendo meu fubá
O Tico-Tico tem, tem que se alimentar
Que vá comer umas minhocas no pomar
Mas por favor, tire esse bicho do seleiro
Porque ele acaba comendo o fubá inteiro
E nesse tico de cá, em cima do meu fubá
Tem tanta coisa que ele pode pinicar
Eu ja fiz tudo para ver se conseguia
Botei alpiste para ver se ele comia
Botei um galo, um espantalho e alçapão
Mas ele acha que fubá é que é boa alimentação
O Tico-Tico tá
Tá outra vez aqui
O Tico-Tico tá comendo meu fubá
O Tico-Tico tem, tem que se alimentar
Que vá comer é mais minhoca e não fubá
Tico-Tico
O Tico-Tico tá
Tá outra vez aqui
O Tico-Tico tá comendo meu fubá
O Tico-Tico tem, tem que se alimentar
Que vá comer é mais minhoca e não fubá

3- Camisa Listada



Vestiu uma camisa listrada
E saiu por aí
Em vez de tomar chá com torrada
Ele bebeu Parati
Levava um canivete no cinto
E um pandeiro na mão
E sorria quando o povo dizia
Sossega, Leão, sossega Leão

Tirou o seu anel de doutor
Para não dar o que falar
E saiu, dizendo, eu quero mamá
Mamãe, eu que mamá, mamãe, eu quer mamá

Levava um canivete no cinto
E um pandeiro na mão
E sorria quando o povo dizia
Sossega Leão, sossega Leão

Levou meu saco de água quente
Pra fazer chupeta
E rompeu a minha cortina de veludo
Pra fazer uma saia
Abriu o guarda-roupa
Arrancou a combinação
Até do cabo de vassoura
Ele fez um estandarte, para o seu Cordão

E agora que a batucada
Já vai começando
Eu não deixo e não consinto
Meu querido debochar de mim
Porque, se ele pegar as minhas coisas
Vai dar o que falar
Se fantasia de Antonieta
E vai dançar na Bola Preta
Até o sol raiar


4- Chica Chica Boom Chic


O meu ganzá faz "Chica Chica Boom Chic"
P'rá eu cantar "Chica Chica Boom Chic"
Uma canção o "Chica Chica Boom Chic"
meu coração faz "Chica Chica Boom Chic"

E vem a saudade da Bahia
Onde o samba tem, canjerê também numa batucada
Chic Chic Boom (4x)

É brasileiro o "Chica Chica Boom Chic"
Com um pandeiro fazendo chica boom chic
E para terminar o chica chica boom
Vocês devem cantar o "Chica Chica Boom"
Chica Chica Boom(4x)
Chic

You don't make sense the "Chica Chica Boom Chic"
But it's meant to chica chica boom chic
Achi, Achi, Achi Ca Boom
That's all you've got to say
To chase the jinx away
Chica chica boom
Chica chica boom
Chica chica boom, Chic


5- South American Way


Ai, ai, ai, ai
É o canto do pregoneiro
Que com sua harmonia
Traz alegria
In South American Way

Ai, ai, ai, ai
E o que traz no seu tabuleiro
Vende pra ioiô
Vende pra iaiá
In South American Way

E vende vatapá
E vende caruru
E vende munguzá
E vende umbu
No tabuleiro tem de tudo que convém
Mas só lhe falta, ai, ai berenguendéns

Ai, ai, ai, ai
É o canto do pregoneiro
Que com sua harmonia
Traz alegria
In South American Way
Ai, ai, ai, ai
Ai, ai, ai, ai,
Ai ,ai, ai, ai
In South American Way

Ai, ai, ai, ai
Have you ever danced
In the tropics?
With that hazy lazy
Like, kind of crazy
Like South American Way

Ai, ai, ai, ai
Have you ever kissed
In the moon light
In the grand and Glorious
Gay Notorious
South American Way
Ai, ai, ai, ai
Ai, ai, ai, ai
In South American Way


6- Down Argentine Way ("Mamãe, eu quero" e "Bambu, Bambu)

 
Mamãe, eu quero, mamãe, eu quero
Mamãe, eu quero mamar!
Dá a chupeta, ai, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar!

Dorme, filhinho do meu coração
Pega a mamadeira e vem entrar no meu cordão
Eu tenho uma irmã que é fenomenal
Ela é da bossa e o marido é um boçal

Mamãe, eu quero, mamãe, eu quero
Mamãe, eu quero mamar!
Dá a chupeta, ai, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar!

Eu olho as pequenas, mas daquele jeito
E tenho muita pena não ser criança de peito
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana
*   *   *
 (Bambu, bambu)

(Estribilho)
E olha o bambo de bambu, bambu
E olha o bambo de bambu, bambu-lê-lê
E olha o bambo de bambu, bambu-lá-lá
Eu quero ver dizer 3 vezes bambu-lê, bambu-lá-lá

Fui a um banquete na casa do zé pequeno
A mesa tava no sereno
P'rá todo mundo cabê
Tinha de toda qualidade de talher
Tinha mais home que muié
Mas só não tinha o que comer (bambu)

(Estribilho)

E no tal banquete, dito cujo, referido
Mulher que não tinha marido
Não passou aperto não
Pois as danada para não morrer de fome
Cada qual comeu seu home
Não tiveram indigestão (bambu)

(Estribilho)

Conheço um home que tem 17 filho
Que pôs tudo no desvio
P'rá polícia empregá
A mulher dele de beleza ainda promete
Dar à luz a 17
P'rá depois então parar (bambu)

(Estribilho)(2x)


7- O tique-taque do meu coração


O tic tic tic tac do meu coração
Marca o compasso do meu grande amor
Na alegria bate muito forte
E na tristeza bate fraco por que sente dor

O tic tic tac do meu coração
Marca o compasso de um atroz viver
É o relógio de uma existência
Que pouco a pouco vai morrendo de tanto sofrer
Meu coração já bate diferente
Dando sinal do fim da mocidade
O seu pulsar é um soluçar constante
De quem muito amou na vida com sinceridade

Às vezes eu penso que o tic tac
É um aviso do meu coração
Que já cansado de tanto sofrer
Não quer que eu tenha nessa vida mais desilusão


8- Week End in Havana, 1941 (Rebola a Bola) 


Rebola bola vou mostrar como é que é
Um batuque rebolado da cabeça até o pé

(Bando da Lua):
Rebola bola prende a bata no botão
Rebola bola morena que eu te dou meu coração

E eu vi um papo em papa pano papadela
E papo empapuçado de uma papa de fubá
E o papo pipo a papa papa amarela
Num papo de papo em papo que papou lá no Amapá

E quando eu disse ao papa que papipava
Meu papá teve um desmaio porque o papa era papão
E eu fiquei foi com um papo numa estapa
Quando escuto o papagaio lhe dizer papa pagão

Rebola bola vou mostrar como é que é
Um batuque rebolado da cabeça até o pé, pé, pé

(Bando da Lua):
Rebola bola prende a bata no botão
Rebola bola morena que eu te dou meu coração
E eu não foi quis mais saber de ver um papo
Que de papa numa pipa na papada se papou
E é por isso que meus olhos logo tapam
Quando eu vejo o tico-tico a papapá e o papavô
E que se cubra o capeta de uma capa
Que se atreve na garupa do capeta capataz
Pra que ninguém possa ver o papo pipa
Pipa pupo papa popo papapô sambar em paz
Rebola bola vou mostrar como é que é
Um batuque rebolado da cabeça até o pé, pé, pé
(Bando da Lua):
Rebola bola prende a bata no botão
Rebola bola morena que eu te dou meu coração
E eu vi um papo em papa pano papadela
E papo empapuçado de uma papa de fubá
E o papo pipo a papa papa amarela
Num papo de papo em papo que papou lá no Amapá

E quando eu disse ao papa que papipava
Meu papá teve um desmaio porque o papa era papão
E eu fiquei foi com um papo numa estapa
Quando escuto o papagaio lhe dizer papa pagão

E que se cubra o capeta de uma capa
Que se atreve na garupa do capeta capataz
Pra que ninguém possa ver o papo pipa
Pipa pupo papa popo papapô sambar em paz

E eu não foi quis mais saber de ver um papo
Que de papa numa pipa na papada se papou
E é por isso que meus olhos logo tapam
Quando eu vejo o tico-tico a papapá e o papavô

Uh!


9- Isso é lá com Santo Antônio



Eu pedi numa oração
Ao querido são joão
Que me desse um matrimônio
São joão disse que não!
São joão disse que não!
Isto é lá com santo antônio!

Eu pedi numa oração
Ao querido são joão
Que me desse um matrimônio
Matrimônio! matrimônio!
Isto é lá com santo antônio!

Implorei a são joão
Desse ao menos um cartão
Que eu levava à santo antônio
São joão ficou zangado
São joão só dá cartão
Com direito a batizado

Implorei a são joão
Desse ao menos um cartão
Que eu levava a santo antônio
Matrimônio! matrimônio!
Isto é lá com santo antônio!

São joão não me atendendo
A são pedro fui correndo
Nos portões do paraíso
Disse o velho, num sorriso:
- minha gente, eu sou chaveiro!
Nunca fui casamenteiro!

São joão não me atendendo
A são pedro fui correndo
Nos portões do paraíso
Matrimônio! matrimônio!
Isto é lá com santo antônio


10 - The Lady In The Tutti- Fruit Hat


I wonder why does ev'rybody look at me
And then begin to talk about a Christmas tree?
I hope that means that ev'ryone is glad to see
The lady in the tutti-frutti hat
The gentlemen, they want to make me say: Si, si
But I don't tell them that, I tell them: Yes, sir-ee!
And maybe that is why they come for dates to me
The lady in the tutti-frutti hat

Some people say I dress too gay
But ev'ry day, I feel so gay
And when I'm gay, I dress that way
Is something wrong with that?

Americanos tell me that my hat is high
Because I will not take it off to kiss a guy
But if I ever start to take it off, ay, ay!
I do that once for Johnny Smith
And he is very happy with
The lady in the tutti-frutti hat!

Brazilian senhoritas, they are sweet and shy
They dance and play together when the sun is high
But when the tropic moon is in the sky, ay, ay!
They have a different kind of time
And even I forget the time
The lady in the tutti-frutti hat!

Americanos tell me that my hat is high
Because I will not take it off to kiss a guy
But if I ever start to take it off, ay, ay!
I do that once for Johnny Smith
And he is very happy with
The lady in the tutti-frutti hat!


11- The nigth in Rio, 1941 (I Like You Very Much, I Yi, Yi, Yi)


I, I, I, I, I, I like you very much
I, I, I, I, I, I think you're grand
Why, why, why you see that when I feel your touch
My heart starts to beat, to beat the band

I, I, I, I, I, I'd like you to hold me tight
You are too too too too too divine
If you want to be in someone's arms tonight
Just be sure the arms you're in are mine
Ooh, I like your lips and I like your eyes
Do you like my hips to hypnotize you?

See, see, see, see the moon above
Way, way, way, way, way up in the blue
Si, si, si señor I think I'll fall in love
And when I fall I think I fall for you

I, I, I, I, si, si, si, si
I, I, I, I can see see see
That you're for me


12- A Date wtih Judy (1948) "Cuanto le gusta"



Cuanto la gusta, la gusta, la gusta, la gusta, la gusta, la gusta, la gusta
Cuanto la gusta, la gusta, la gusta, la gusta, la gusta, la gusta

We gotta get goin', where are we goin', what are we gonna do?
We're on our way to somewhere, the three of us and you
What'll we see there, who will be there, what'll be the big surprise?
There may be caballeros with dark and flashing eyes

We're on our way (we're on our way)
Pack up your pack (pack up your pack)
And if we stay (and if we stay)
We won't come back (we won't come back)
How can we go, we haven't got a dime?
But we're goin' and we're gonna have a happy time

Cuanto la gusta, la gusta, la gusta, la gusta, la gusta, la gusta, la gusta
Cuanto la gusta, la gusta, la gusta, la gusta, la gusta, la gusta

Now someone said they'd just come back from somewhere
A friend of mine that I don't even know
He said there's lots of fun if we can get there
If that's the case, that's the place, the place we want to go

We gotta get goin', where we're goin', what are we gonna do?
We're on our way to somewhere, the three of us and you
What'll we see there, who will be there, what'll be the big surprise?
There may be caballeros with dark and flashing eyes

I'll take the train (I'll take the train)
You take a boat (well I take the boat)
I'll take a plane (I'll take the plane)
You ride the goat (well I ride the goat)
Oh, we don't care, we'll either walk or climb
But we'll get there and we're gonna have a happy time

Cuanto la gusta, la gusta, la gusta, la gusta, la gusta, la gusta, la gusta
Cuanto la gusta, la gusta, la gusta, la gusta, la gusta, la gusta

Someone said he just came back from somewhere
And picked a few petunias in the snow
He told me that it's very close to nowhere
If that's the case, that's the place, the place we want to go

------ instrumental break ------

We gotta get goin', where we're goin', what are we gonna see?
We're off to see somebody who's on his way to me
Gonna go my way, you go your way, wanna make a little bet?
We'll all meet in the country, they haven't found us yet

We're on our way (we're on our way)
Pack up your pack (pack up your pack)
And if we stay (and if we stay)
We won't come back (we won't come back)
How can we go, we haven't got a dime?
But we're goin' and we're gonna have a happy time
Yes, we're goin' and we're gonna have a happy, happy, happy, happy, happy
Cuanto la gusta, la gusta, la gusta
Yes, we're gonna have a happy time


13-  Give me a Band And a Bandana


Gimme, gimme, gimme, gimme
Give me a band and a bandana
I want do dance
I want to shake my shoes in good old town
Give me a band and a bandana
I want to pick 'im up and lay 'im down
I don't care for a hoochie-coochie
And I don't like the shimmy
Trick my feet to a tropical fit
And gimme, gimme, gimme, gimme, gimme
Give me a band and a bandana
Cause I don't want a Romeo, I don't want a romance,
No, I only want to dance, dance
Any band that his hand can make me feel bandit
I don't need a brand for kicks
Give me a rhythm that is latin
And I'll show Manhattan my South American tricks
Samba!

(Bando da Lua) O que é que a baiana tem?
Tem torso de seda tem
(BL) Tem!
Corrente de ouro tem
(BL) Tem!
Tem bata rendada tem
(BL) Claro que tem!
Tem saia engomada tem
(BL) Claro que tem!
Sandália enfeitada tem
(BL) Claro que tem!
E tem graça como ninguém
(BL) O que é que a baiana tem?
Como ela requebra bem
(BL) O que é que a baiana tem?
Quando você se requebrar caia por cima de mim
Caia por cima de mim, caia por cima de mim
E quando eu penso na Bahia nem sei que dó que me dá
Ô me dá, me dá, me dá Yoyô
(BL) Dá, dá, dá Yayá
E seu eu pudesse "quarqué" dia eu ia de novo prá lá
(BL) Oi, vá, vá, vá Yayá
Eu "vô", eu "vô", se "vô", Yoyô

And that's why...
I don't care for a hootchie-coochie
And I don't like the shimmy
Trick my feet to a tropical fit
And gimme, gimme, gimme, gimme, gimme
Give me a band and a bandana
I want my hips to say "hip-oh-so-ray!"
Give me a band and a bandana
Cause I don't want a Romeo, I don't want a romance
No, I only want to dance

(Choir) I don't care for a hootchie-coochie
And I don't like the shimmy
Trick my feet to a tropical fit

Gimme, gimme, gimme, gimme, gimme
Give me a band and a bandana
I don't want a Romeo
(Choir) No, no, no!
No, no, no romance
(Choir) This means that I don't care
I don't want love
(Choir) No?
No!
(Choir) Why not?
Because... I only want to dance
Give me a band and a bandana!
I want to dance, I love to dance!


OUTRAS CANÇÕES EMBLEMÁTICAS DA NOSSA PEQUENA NOTÁVEL


"DISSERAM QUE VOLTEI AMERICANIZADA"



Disseram que eu voltei americanizada
Com o burro do dinheiro
Que estou muito rica
Que não suporto mais o breque do pandeiro
E fico arrepiada ouvindo uma cuíca

E disseram que com as mãos
Estou preocupada
E corre por aí 
Que eu sei certo zum zum
Que já não tenho molho, ritmo, nem nada
E dos balangandans já não existe mais nenhum

Mas pra cima de mim, pra que tanto veneno
Eu posso lá ficar americanizada
Eu que nasci com o samba e vivo no sereno
Topando a noite inteira a velha batucada

Nas rodas de malandro minhas preferidas
Eu digo mesmo eu te amo, e nunca I love you
Enquanto houver Brasil
Na hora da comida
Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu



TÁ-HI (Pra Você Gostar de Mim)



Taí!
Eu fiz tudo pra você gostar de mim
Ó meu bem
Não faz assim comigo não
Você tem, você tem
Que me dar seu coração (2x)

Meu amor não posso esquecer
Se dá alegria faz também sofrer
A minha vida foi sempre assim
Só chorando as mágoas
Que não têm fim

Taí!
Eu fiz tudo pra você gostar de mim
Ó meu bem
Não faz assim comigo não
Você tem, você tem
Que me dar seu coração (2x)

Essa estória de gostar de alguém
Já é mania que as pessoas tem
Se me ajudasse, Nosso Senhor
Eu não pensaria mais no amor


"EU DEI" 


Eu dei, 
O que foi que você deu meu bem ?
Eu dei, 
Guarde um pouco para mim também,
Não sei, se você fala por falar sem meditar,
Eu dei, 
Diga logo, diga logo, é demais,
Não digo,
E adivinhe se é capaz,
Você deu seu coração, 
Não dei, não dei,
Sem nenhuma condição,
Não dei, não dei,
O meu coração não tem dono,
Vive sozinho, coitadinho, no abandono.

Eu dei, 
O que foi que você deu meu bem ?
Eu dei, 
Guarde um pouco para mim também,
Não sei, se você fala por falar sem meditar,
Eu dei, 
Diga logo, diga logo, é demais,
Não digo,
E adivinhe se é capaz,
Foi um terno e longo beijo, 
Se foi, se foi,
Desses beijos que eu desejo,
Pois foi, pois foi,
Guarde para mim unzinho,
Que mais tarde pagarei com jurinhos.

Eu dei, 
O que foi que você deu meu bem ?
Eu dei, 
Guarde um pouco para mim também,
Não sei, se você fala por falar sem meditar, 
Eu dei, 
Diga logo, diga logo, é demais.

Não digo,
E adivinhe se é capaz.


"ELA DIZ QUE TEM"



Ela diz que tem, diz que tem
Tem cheiro de mato, tem gosto de coco
Tem samba nas veias, tem balangandã
Ela diz que tem, diz que tem
Tem pele morena e o corpo febril
E dentro do peito o amor do Brasil

Cantei em São Paulo, cantei no Pará
Tomei chimarrão e comi vatapá
Eu sou brasileira, meu "it" revela
Que a minha bandeira é verde-amarela

Eu digo que tenho, que tenho moamba
Que tenho no corpo um cheiro de samba
Só falta p'rá mim um moreno fagueiro
Que seja do samba e bom brasileiro


"ADEUS BATUCADA"



Adeus, adeus
Meu pandeiro do samba
Tamborim de bamba
Já é de madrugada

Vou-me embora chorando
Com meu coração sorrindo
E vou deixar todo mundo
Valorizando a batucada

Adeus, adeus
Meu pandeiro do samba
Tamborim de bamba
Já é de madrugada

Vou-me embora chorando
Com meu coração sorrindo
E vou deixar todo mundo
Valorizando a batucada

Em criança com samba eu vivia sonhando
Acordava e estava tristonha chorando

Jóia que se perde no mar 
Só se encontra no fundo
Samba mocidade
Sambando se goza
Nesse mundo

E do meu grande amor 
Sempre eu me despedi sambando
Mas da batucada agora me despeço chorando
E guardo no lenço esta lágrima sentida
Adeus batucada
Adeus batucada querida


" AQUARELA DO BRASIL" (Ary Barroso)



Brasil
Meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
Ô Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar
Ô Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil, Brasil 
Prá mim, prá mim

Ô abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do cerrado
Bota o rei congo no congado
Brasil, Brasil

Deixa, cantar de novo o trovador
A merencória luz da lua
Toda canção do meu amor
Quero ver a Sá Dona caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado
Brasil, Brasil 
Pra mim, pra mim

Brasil
Terra boa e gostosa
Da morena sestrosa
De olhar indiferente
Ô Brasil, verde que dá
Para o mundo admirá
Ô Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil, Brasil 
Pra mim, pra mim

Ô, esse coqueiro que dá coco
Oi onde eu amarro a minha rede
Nas noites claras de luar 
Brasil, Brasil
Ô ouve estas fontes murmurantes
Onde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincar
Ô, esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil Brasileiro
Terra de samba e pandeiro
Brasil, Brasil 
Pra mim, pra mim

IMITADORES DE CARMEM MIRANDA

Camen Miranda é uma das poucas artistas brasileiras muitíssimo imitadas em todo o mundo, tanto  por outros artistas famosos (Lucille Ball, Rita Hayworth, Rosemary, Patrícia Abravanel, Ángela Carrasco, etc.) como por pessoas anônimas em programas televisivos como "Máquina da Fama" ou "Tu cara me suena". Todavia, poucos são conseguem fazê-lo com zelo, tão bem coreografado, ter uma performance tão perfeita como nossa "Embaixadora do Samba". O já falecido, Erik P. Barreto (seu nome artístico foi Diana Finsk) é considerado até hoje como o melhor imitador brasileiro de Carmen.

1 - Erik P. Barreto 

Canção: "Cai, cai"


(Estribilho)
Cai cai cai cai
eu não vou te leventar
Cai cai cai cai
quem mandou escorregar? (bis)

Cai a chuva no telhado
teu olhar caiu no meu
Cai a cinza do passado
sobre um sonho que morreu. (bis)

(Estribilho)

Muita gente cai atoa
muitos caem com razão
A saudade é uma garoa
caindo no coração. (bis)

(Estribilho)

E, cai alguém por simpatia
por amor cai outro alguém
Se Deus quisesse eu caia
de amores por meu bem. (bis)
(Estribilho)

2- Erik P. Barreto
Canção: "Ela diz que tem"




3- Ángela Carrasco
Canção: Pouporrit



4- Rosemary
Canção: Pouporrit


5- Nelson
Canção: "Chica-Chica-Boom-Chic"



6 - Patrícia Abravanel
Canção: "Mamãe, eu quero"



8- Ester
Canção: "Taí"


9- Georgina
Canção: Pouporrit



10- Lucille Ball
Canção: "Mamãe eu quero"





11- Rita Hayworth
Canção: "Aquarela do Brasil"










1 comentario:

  1. Muito interesante o artigo sobre a Pequena Notável e sua biografia. Obrigado por esta postagem, sugiro mais artigos sobre personalidades brasileiras e portuguesas, cantores, autores, músicos, etc.

    ResponderEliminar